Propaganda Dolce & Gabbana Cruise 2009
David La Chapelle- artigos religosos são tipicamente kitschsegunda-feira, 22 de junho de 2009
NeoConcretismo
Com bases no Concretismo Brasileiro e Construtivismo Russo, utilizando a arte como instrumento de construção de uma sociedade, relacionando-a com ciência e tecnologia, os neoconcretas reagem às tendências irracionalistas de qualquer espécie. Para eles, a arte possuía sensibilidade e não devia se limitar geometrismo puro.
Na tentativa de resgatar a expressividade e a subjetividade, o espaço e a experimentação passam a ser parte integrante do objeto de arte, de forma que tocando e manipulando, o observador podia também tornar-se parte da obra.
Principais Artistas:
Hélio Oiticica: um dos principais artista do movimento, partia da idéia de interação e trocas de experiências que a obra podia proporcionar. Foi responsável também pela criação dos parangolés, espécie de capa que só mostrava plenamente suas cores, tecidos, formas e texturas, a partir dos movimentos de quem o vestia.
Parangolé- Hélio Oiticica
Amílcar de Castro: relacionava o objeto com o espaço, criando enquadramentos diferentes na paisagem. Suas obras,baseadas na experimentação, formavam vazados, cortes e dobraduras sobre o plano.
Franz Weissmann: suas figurar apresentavam-se mais vazadas do que sólidas. Trabalhava com a tridimensionalidade e o equlíbrio.
Lygia Clark:objetos que permitem o manuseio e a exprimentação do espectador
Punk
O ideal punk variava de acordo com cada país, por fatores como crenças e religião. Em geral, no entanto, sustentavam valores como anti-machismo, anti-homofobia, anti-fascismo, amor livre, antilideranças, liberdade individual, autodidatismo, iconoclastia, e cosmopolismo.
Juntamente com a música, a moda é um aspecto marcante do movimento,apesar de muitos rejeitarem o termo moda, comparando-a como modismo, aceitação social, comércio e/ou mera aparência. Sendo assim, o estilo punk é reconhecido pela combinação de alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, brincos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano,(colorido ou espetado, etc) ou espetado por inteiro (dos lados, atrás e em cima) e em alguns casos lápis ou sombra no olho. Outros, aderem a um visual desleixado, “artesanalmente” adaptado,carregando alguma sugestão ao punk.
Intencionalmente contrastante com a moda vigente, o punk por vezes também apresenta elementos contestadores ou ofensivos aos valores aceitos pela sociedade. Parte dos punks, entretanto, se vestem de maneiram menos chamativa. Essas variações de interesses e aparência punk, se dá pelo surgimento de sub-grupos associados à gêneros musicais e ideológicos.
Em diversos países, inclusive no Brasil, o vestuário punk se apresenta como forte motivo para brigas de rua entre gangues, membros de grupos distintos e outros movimentos que rejeitam o punk.
Vogue Itália- Outubro de 2008
Em 1970, ela e Malcolm McLaren, futuro integrante dos Sex Pistols, inauguram uma loja em Londres, a Sex, revolucionando o estilo da época. Peças de látex, roupas rasgadas,e camisetas enfeitadas com alfinetes e ossos de galinha, eram alguns dos itens que estavam a venda. A parceria, no entando, durou até o início de 80, quando Vivienne resolveu seguir carreira solo. No fim da década já era considerada uma das seis estilistas de maior influência no mundo, criando roupas com motivos políticos, críticas sociais, temas eróticos, com muito preto, vermelho, cores fortes, couro, correntes e rasgos e mesclando a cultura jovem com o tradicionalismo.
Nerd
A expressão surgiu no final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e alguns acreditam que a palavra deriva de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric), referindo-se, principalmente, as pessoas que trabalham em laboratórios tecnológicos. Na década de 1960, difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado às pessoas com inteligência geralmente acima da média, com dificuldade em se relacionar socialmente e que não obedeciam aos padrões de beleza. Atualmente, no entanto, o termo nerd vem sendo usado para identificar pessoas que se interessam por tecnologia, ciência e informática.
Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, divulgado pelos meios de comunicação, principalmente filmes, que geralmente não correspondem a realidade. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e são muito sociáveis quando se sentem confortáveis no ambiente ou estão entre si.
Existem algumas sub-divisões entre a tribo sendo as mais conhecidas os Geeks, os Gamers, os Trekkers e os Otakus, cujos principais interesses são, respectivamente, tecnologia, jogos, Star Trek e cultura japonesa.
Apesar de serem uma Tribo Urbana é difícil reconhecê-los pois não têm um estilo característico, não gostam dos mesmos tipos de música e nem todos freqüentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica).
Clubbers
Pop Art
Campbell’s Condensed Tomato Soup – 1962/ ANdy Warhol queria uma arte semelhante à maquina, sem emoção, nem crítica social
“Whaam!, Lichtenstein- Usando cores primárias berrantes com branco e preto, o artista delineia formas simplificadas, incorporando pontos mecânicos de impressão (benday) e imagens esteriotipadas
Jasper Johns: trabalha a bandeira norte-americana e o ideal de liberdade atribuído a ela.
Roy Lichtenstein: faz críticas sociais aos americanos, trabalha com pontilhismo e referencias às historias em quadrinhos, e é o artista da Pop Arte mais conhecido na moda.
Andy Warhol: conhecido como o pai da Pop Art, utiliza da sua imagem como marketing pessoal, trabalha com CMYK, com figuras e logomarcas famosas, com imagens bidimensionadas, faz menção à reprodutibilidade, ao consumo em massa e ao “consumo” de celebridades e denuncia o consumo de carnes e a banalidade com que estavam sendo tratados os acidentes.
Marisol
James Kossenquist
George Segal
Tom Wasselmann
A Pop Art traz para a moda as estampas gráficas, a representação de pessoas famosas (idolatria ao Pop Star), a bandeira americana com um ar rock’n roll, as histórias em quadrinhos e as cores chapadas, que podem ser vistas em peças como o vestido Mondrian de YSL, peças com logomarca (logomania) e a coleção “Warhol Factory X Levi´s", desenvolvida pela marca de jeans e na qual as peças possuem detalhes de algumas das mais famosas obras do pai da pop arte e também frases dele.
Harajuco
Kawaii são assim chamadas por sua aparência “fofa” e “bonitinha”. Vestem-se com roupas de criança, com laços, cores pasteis e acessórios de bichinhos ou personagens de anime. Seguindo a mesma linha das Kawaii, as Decora são jovens que usam cores fortes, presilhas e laços no cabelo, sobreposições e acessórios coloridos como: bichos de pelúcia e plástico e bijuterias que fazem barulho quando se movimentam.
Gothic Lotitas ou GothLoli são jovens que se vestem a partir de influências das roupas usadas por mulheres e crianças da Era Vitoriana e suas bonecas de porcelana. Além disso, as lolitas japonesas se inspiram no estilo gótico, em filmes de terror, nos punks e em personagens de anime, variando entre um look dark ou mais delicado.
New Rave
New Young Pony Club
Cores fluorescentes, óculos Wayfarer coloridos, leggings metalizadas, camisetas enormes com dizeres chamativos, referências aos anos 80 e 90, são algumas das peças que saíram do palco desses grupos e foram parar nas ruas, formando o estilo New Rave. Vários estilistas adotaram o look colorido e chamativo em suas coleções e foram criadas grifes direcionadas para a tribo. A marca londrina Cassette Playa é uma favorita dos adeptos da moda, com suas roupas psicodélicas e muito alegres. As camisetas da inglesa House of Holland viraram objeto de desejo de muitos descolados. Elas geralmente vêm em tamanho extra-grande, em combinações de cores muito vibrantes e com frases estampadas que fazem trocadilhos com os nomes de personalidades britânicas.
domingo, 21 de junho de 2009
sábado, 20 de junho de 2009
Body Modification
Zombie Rick, Homem esqueleto
É um tipo de Body Modification que consiste em suspensão do copo através de pircings e ganchos. Os pircings são temporários e a perfuração ocorre pouco antes da suspensão.
A body suspension é uma tradição cultural e religiosa, praticada há milhares de anos, na Índia, onde a dor extrema provocada pela suspensão fazia com que os indianos acreditassem estar mais próximos de suas divindades. Até hoje, para alguns, a pratica é considerada como forma de meditação e muitos dizem entrar em transe quando estão suspensos.
Concretismo
Paralelas iguais com efeitos deiferentes – Luis Sacilotto – 1953
Décio Pignatari
No desfile da Cori para o inverno 2009 a influência concretista está presente no grafismo, nos shapes, nos acessórios e até na cenografia.
Durante o São Paulo Fashion Week outono/inverno 2004 foi realizado um desfile com 37 modelos vestidas por diferentes estilistas representando toda a pluralidade de gêneros e estilos da moda nacional. Os looks exaltaram por meio das formas e cores, a beleza concreta da cidade, repleta de contrastes e misturas, inspirados em movimentos como a antropofagia modernista até chegar ao concretismo.
Moda Conceitual
A moda conceitual, como é chamada, forma uma nova linguagem utilizada pelos estilistas para expressar critiavidade, comunicar idéais, provocar questionamentos e convidar o espectador a refletir e sentir-se instigado, mesmo que nem sempre seja compreendido, e muitas vez essa é a intenção.
Hussein Chalayan- moda e tecnologia