Contrapondo com a Body Art, a Body Modification consiste em modificações realizadas para decorar o corpo e/ou suprir um desejo e um status social. São alterações permanentes ou semipermanentes, realizadas através de cirurgias extremamente dolorosas, na maioria dos casos. A modificação do corpo, por razões culturais ou religiosas, é uma prática que acontece há milhares de anos em tribos africanas, índios sul-americanos, aborígines australianos, ou mesmo em mulheres chinesas que, desde a infância, enfaixavam seus pés com os dedos virados para baixo para seus pés parecerem menores. Mesmo sendo considerada uma arte por muitos, a Body Modification não pode ser confundida com a Body Art, já que não envolve nenhum protesto ou manifestação. Existem vários tipos de modificações, sendo as mais comuns as tatuagens, os piercings, os implantes subcutâneos, a bifurcação da língua e a escarificação. Erik Sprague, Homem-Lagarto, artista performático.
Denis Avner, Homem tigre
Zombie Rick, Homem esqueleto
Zombie Rick, Homem esqueleto
Orlan (Surgery Performance)
É um tipo de Body Modification que consiste em suspensão do copo através de pircings e ganchos. Os pircings são temporários e a perfuração ocorre pouco antes da suspensão.
A body suspension é uma tradição cultural e religiosa, praticada há milhares de anos, na Índia, onde a dor extrema provocada pela suspensão fazia com que os indianos acreditassem estar mais próximos de suas divindades. Até hoje, para alguns, a pratica é considerada como forma de meditação e muitos dizem entrar em transe quando estão suspensos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário