segunda-feira, 22 de junho de 2009

Kitsch

É um estilo marcado pela ausência de estilo, trata-se apenas de uma estética.
O termo Kitsch deriva do alemão Verkitschen que significa trapacear, vender alguma coisa no lugar do combinado, e a palavra Kitsch em si se refere a uma mercadoria ordinária.
A estética é caracterizada pela diversão, pelo abuso de cores e estampas, pelo over, pelo artificial e pelo consumo de alegorias, estando diretamente ligada a adornos e enfeites. Os produtos desenvolvidos são apenas cópias desacatáveis, baseando-se num cenário transitório de plástico e vidro. O Kitsch é uma arte que adorna a vida cotidiana com uma função social acrescida à função significativa, de modo que um objeto é kitsch apenas de acordo com as necessidades pessoais e a atitude kitsch está diretamente ligada ao sentimento e à memória.
Na Alemanha o kitsch é associado às cozinha adornadas com vacas holandesas, do mesmo modo que o American Way of Life, os paraísos artificiais e o patriotismo cego norte-americano.
A estética possui tipologias diferentes, variando entre o kitsch religioso, os filmes de terror e a arte de jardim. São considerados kitsch bandas como os Mamonas Assassinas, B-52’s e Kiss, programas de televisão como A Grande Família, festas como natal e casamentos e objetos de adornos como bibelôs, estes chamados de kitsch de antiquário.

Propaganda Dolce & Gabbana Cruise 2009

David La Chapelle- artigos religosos são tipicamente kitsch


The B 52´s

Arte de jardim- atitude kitsch



Nenhum comentário:

Postar um comentário