sábado, 20 de junho de 2009

Concretismo

Durante a década de 1940, o Brasil encontrava-se atrasado em relação aos movimentos artísticos mundiais e a arte brasileira representava apenas o popular, como nos quadros de Guignard.
No final de 1951 acontece a 1º Bienal de São Paulo, introduzindo o Brasil na arte estrangeira e trazendo idéias vanguardistas que estavam em vigor na Europa. É estabelecido, então, um eixo cultural formado por Rio de Janeiro e São Paulo.Em 1956, o movimento concretista brasileiro é apresentado na Exposição de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O Concretismo foi bastante influenciado pelo Construtivismo Russo e caracterizou-se por deixar de lado o figurativo e fazer uso da abstração. Nesse sentido, a geometria configurou-se como principal forma de linguagem.
Apesar de ter ação sobre as artes plásticas, a poesia concreta é a melhor idéia que se tem do movimento. Valorizava-se a forma e a comunicação social em oposição ao tema. Não há uso de versos e as palavras formavam figuras geométricas. Mesmo possuindo carga semântica, o peso da poesia estava no conteúdo visual e no sonoro das palavras. Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, em 1952, lançam o grupo e a revista “Noigandres”, divulgando uma nova forma de fazer poesia.
Em 1963, o designer brasileiro Alexandre Wollner, formado pela Escola de Forma Da Ulm (sucessora da Bauhaus), inaugura a Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro e o Brasil ganha sua primeira escola de design.
A semelhança estética entre o Concretismo e a Op Art, se deve ao minimalismo com repetição e movimento. Entretanto, não se pode confundi-los, pois cada um possui identidade própria e funções sociais diferentes.

Paralelas iguais com efeitos deiferentes – Luis Sacilotto – 1953





Décio Pignatari

No desfile da Cori para o inverno 2009 a influência concretista está presente no grafismo, nos shapes, nos acessórios e até na cenografia.

Durante o São Paulo Fashion Week outono/inverno 2004 foi realizado um desfile com 37 modelos vestidas por diferentes estilistas representando toda a pluralidade de gêneros e estilos da moda nacional. Os looks exaltaram por meio das formas e cores, a beleza concreta da cidade, repleta de contrastes e misturas, inspirados em movimentos como a antropofagia modernista até chegar ao concretismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário