segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pop Art

Os primeiros movimentos do século XX (Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo), mexem com a vida social do homem, fazendo-o pensar. Durante a década de 1960, em meio a mudanças como o progresso tecnológico, o desenvolvimento dos meios de reprodução técnica, a disseminação da cultura jovem, da sociedade de consumo e dos ideais de beleza, surgem um movimento de se expressar.
A Pop Art originou-se na Inglaterra, mas sua maior repercussão ocorreu nos EUA, sendo Nova Iorque a capital da arte pop.
O movimento passa a ser, então, um meio de crítica a sociedade de consumo e desperdício, colocando em cheque a poluição e a reciclagem.A arte que antes era basicamente a representação de paisagens, temas de conquista, burguesia em retratos e influências européias, passa a abordar os mitos do cotidiano, o crescimento abusivo do consumo, a representação em série e a utilização dos elementos comuns a sociedade em massa, como a fotografia, a publicidade, ilustrações de revista e história em quadrinhos.
Para os artistas da Pop Art, as pessoas precisavam se alimentar de ARTE e essa deveria ser para todos, o que foi representado na série Campbell’s Soup de Andy Warhol, na qual o artista brinca com a analogia entre arte como alimento e alimento como arte.

Campbell’s Condensed Tomato Soup – 1962/ ANdy Warhol queria uma arte semelhante à maquina, sem emoção, nem crítica social


“Whaam!, Lichtenstein- Usando cores primárias berrantes com branco e preto, o artista delineia formas simplificadas, incorporando pontos mecânicos de impressão (benday) e imagens esteriotipadas
Principais artistas:
Jasper Johns: trabalha a bandeira norte-americana e o ideal de liberdade atribuído a ela.
Roy Lichtenstein: faz críticas sociais aos americanos, trabalha com pontilhismo e referencias às historias em quadrinhos, e é o artista da Pop Arte mais conhecido na moda.
Andy Warhol: conhecido como o pai da Pop Art, utiliza da sua imagem como marketing pessoal, trabalha com CMYK, com figuras e logomarcas famosas, com imagens bidimensionadas, faz menção à reprodutibilidade, ao consumo em massa e ao “consumo” de celebridades e denuncia o consumo de carnes e a banalidade com que estavam sendo tratados os acidentes.
Marisol
James Kossenquist
George Segal
Tom Wasselmann
Moda e Pop Art
A Pop Art traz para a moda as estampas gráficas, a representação de pessoas famosas (idolatria ao Pop Star), a bandeira americana com um ar rock’n roll, as histórias em quadrinhos e as cores chapadas, que podem ser vistas em peças como o vestido Mondrian de YSL, peças com logomarca (logomania) e a coleção “Warhol Factory X Levi´s", desenvolvida pela marca de jeans e na qual as peças possuem detalhes de algumas das mais famosas obras do pai da pop arte e também frases dele.



Carlos Tufvesson- Primavera/Verão 2008


Che Guevara- camisa com referência pop mais usada pelo mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário