Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada e muitas vezes de maneira depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais e que, frequentemente, possui dificuldade de se integrar socialmente.
A expressão surgiu no final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e alguns acreditam que a palavra deriva de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric), referindo-se, principalmente, as pessoas que trabalham em laboratórios tecnológicos. Na década de 1960, difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado às pessoas com inteligência geralmente acima da média, com dificuldade em se relacionar socialmente e que não obedeciam aos padrões de beleza. Atualmente, no entanto, o termo nerd vem sendo usado para identificar pessoas que se interessam por tecnologia, ciência e informática.
Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, divulgado pelos meios de comunicação, principalmente filmes, que geralmente não correspondem a realidade. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e são muito sociáveis quando se sentem confortáveis no ambiente ou estão entre si.
Existem algumas sub-divisões entre a tribo sendo as mais conhecidas os Geeks, os Gamers, os Trekkers e os Otakus, cujos principais interesses são, respectivamente, tecnologia, jogos, Star Trek e cultura japonesa.
Apesar de serem uma Tribo Urbana é difícil reconhecê-los pois não têm um estilo característico, não gostam dos mesmos tipos de música e nem todos freqüentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica).
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário