segunda-feira, 22 de junho de 2009

NeoConcretismo

A vanguarda brasileira conhecida como NeoConcretismo, data de 1959 a 1961 e nasceu em decorrência de divergências entre artistas concretistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Enquanto os paulistas insistiam em permanecer fechados, limitando a arte, os cariocas desejavam uma corrente mais aberta, indo além do que já havia sido feito até então.
Com bases no Concretismo Brasileiro e Construtivismo Russo, utilizando a arte como instrumento de construção de uma sociedade, relacionando-a com ciência e tecnologia, os neoconcretas reagem às tendências irracionalistas de qualquer espécie. Para eles, a arte possuía sensibilidade e não devia se limitar geometrismo puro.
Na tentativa de resgatar a expressividade e a subjetividade, o espaço e a experimentação passam a ser parte integrante do objeto de arte, de forma que tocando e manipulando, o observador podia também tornar-se parte da obra.

Principais Artistas:
Hélio Oiticica: um dos principais artista do movimento, partia da idéia de interação e trocas de experiências que a obra podia proporcionar. Foi responsável também pela criação dos parangolés, espécie de capa que só mostrava plenamente suas cores, tecidos, formas e texturas, a partir dos movimentos de quem o vestia.


Parangolé- Hélio Oiticica


Amílcar de Castro: relacionava o objeto com o espaço, criando enquadramentos diferentes na paisagem. Suas obras,baseadas na experimentação, formavam vazados, cortes e dobraduras sobre o plano.

Amilcar de Castro- Peças que figuram o espaço

Franz Weissmann: suas figurar apresentavam-se mais vazadas do que sólidas. Trabalhava com a tridimensionalidade e o equlíbrio.
Alfredo Volpi: Síntese e imagem não figurativa. Tem como ícone as bandeirinhas.
Alfrendo Volpi

Lygia Clark:objetos que permitem o manuseio e a exprimentação do espectador
"O dentro e o fora"- Lygia Clark




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